Se você chegou aqui é porque, provavelmente, está pensando em abrir um notebook. Com efeito, foi muito bom que você tenha encontrado o nosso site. Somos, pois, especialistas em eletrônicos e podemos auxiliar você, iniciante na arte de abrir notebook.
Desse modo, desde o princípio, você precisa saber que abrir notebook não é algo tão fácil. Esses equipamentos eletrônicos têm peças sensíveis que exigem de nós muita atenção e cuidado no manuseio. Assim, uma desatenção pode piorar o problema que você quer consertar ou gerar novos.
No entanto, não se assuste! Com efeito, depois de ler esse artigo, terá base suficiente para realizar essa tarefa. Nós detalharemos todas as precauções e passo a passo que você precisa seguir para não ter problemas. Dessa forma, leia esse conteúdo até o fim e agregue mais valor ao seu serviço!
Perdendo o medo de abrir notebook.

Se você está começando a prestar serviços de assistência técnica e sente-se nervoso, saiba que não é o único. Com efeito, todo profissional da área, e de qualquer outra, já passou por isso. Assim, quem disser que não teve medo na hora de colocar seus conhecimentos em prática pela primeira vez está mentindo.
Contudo, é hora de deixar essa tensão de lado e iniciar o trabalho. Desse modo, pense nas suas horas de estudo e o quanto se esforçou para se capacitar. Abrir um notebook parecerá um serviço simples em relação a tudo isso. Dessa forma, siga o passo a passo que nós apresentaremos a seguir:
Abrir notebook: prepare sua bancada.

Antes de abrir o notebook de fato, é necessário organizar sua mesa de trabalho. Assim, você não perderá tempo procurando ferramentas pela casa ou oficina. A ideia é colocar tudo que você precisará na sua banca ou próxima da sua mão. Com efeito, para abrir um notebook não são necessários muito apetrechos.
Desse modo, você irá precisar, sem dúvida, de um conjunto de chaves tipo phillips. A maioria dos parafusos usados em um notebooks são desse formato. Alguns modelos, porém, podem apresentar alguns parafusos tipo fenda, mas são raros. Por via das dúvidas, tenha uma dessa perto de você.
Na internet, você encontrará conjuntos de com grande quantidade de peças. No entanto, se sua necessidade é apenas abrir notebook, um conjunto simples de quatorze peças é suficiente.
Após, certifique-se que o aparelho está desligado. Caso a bateria seja removível, opte por retirá-la antes de começar o serviço. Outro ponto muito importante a considerar é a energia estática das mãos. O interior de um notebook tem peças sensíveis. A energia estática pode comprometer seu funcionamento.
Para evitar esse problemas, considere usar uma pulseira anti energia estática. Caso não tenha, é possível descarregar essa energia das mãos de outra forma. Toque em superfícies metálicas. Pode ser até um gabinete de computador.
Agora que você já está pronto para começar, presta atenção no próximo passo:
Abrir notebook: muita atenção com o teclado.

Alguns modelos de notebook têm o teclado unido à carcaça do notebook. Outros, porém, precisam ser removidos antes de começar a desmontagem. Se seu notebook for do segundo tipo, retire o teclado destravando os encaixes plásticos nas extremidades com auxílio de uma chave de fenda.
Atenção, porém: não force seu equipamento. Destrave e retire o teclado da forma mais cuidadosa possível. Observe as travas do teclado do notebook na imagem abaixo:

Atenção na hora de desmontar o teclado do notebook
Se o seu modelo não tem essas travas, ignore esse passo e siga a diante.
Removendo a tampa traseira do seu notebook.

Os notebooks apresentam uma tampa traseira. Esse compartimento foi criado para facilitar a troca de algumas peças. É o caso da memória RAM e do HD. Assim, para abrir o notebook, comece desparafusando essa tampa. Ela está em destaque na foto abaixo:

Cuidados ao remover a tampa traseira do notebook.
Dica: guarde bem cada parafuso que retirar do notebook. Se preferir, deixe-os sempre na tampa ou em um pote pequeno e caso queira deixar bem separado, o que é recomendável, utilize um separador diário de comprimidos, desses vendidos em farmácia.
Remova os componentes que ficaram expostos após a remoção da tampa: pentes de memória RAM, HD e outros. Preste muita atenção para retirar com cuidado. Dessa mesma forma, fique atento a cada parafuso. Certifique-se que removeu e guardou cada um deles. Após esse passo, basta continuar desparafusando a carcaça.
Desligue os cabos flat.

Agora que você já desparafusou toda a carcaça, é hora de desconectar os cabos flats. Esses são responsáveis pela circulação da informação entre os componentes. Com efeito, esse é um processo delicado. Tenha muito cuidado ao desconectá-los. Desse modo, caso necessário, use uma pinça antiestática para eletrônica.
Na imagem abaixo, é possível ver, em destaque, os cabos flat:

Não retire a carcaça do seu notebook sem antes remover os cabos flats.
Em seguida, remova a carcaça para abrir o notebook. Com ajuda de uma ferramenta plástica para evitar arranhados e amassados, desencaixe as partes plásticas do aparelho nas extremidades. Tome cuidado caso sinta alguma resistência. Talvez você possa ter esquecido de tirar algum parafuso ou desconectar algum cabo.
Em ambos os casos, resolva o impedimento antes de prosseguir a remover a carcaça. Durante a abertura, é comum ouvir alguns estalos. São as travas plásticas do notebook sendo desconectadas.
Ao fim, o seu notebook aberto terá essa aparência:

Missão cumprida!
Dependendo do serviço que você estiver fazendo, pode continuar desparafusando para retirar a placa mãe. Com efeito, para manipular componentes internos, a atenção tem que ser redobrada. Portanto, não tenha pressa: remova todos os parafusos e manipule os componentes com cuidado.
Agora você pode se considerar um mestre em abrir notebooks! Para ficar ainda mais seguro, confira as dicas dos especialistas em assistência técnicas a seguir:
Dica da assistência técnicas para abrir notebooks.
Existe um ditado que diz: “só a prática leva a perfeição”. Com efeito, isso é verdade para tudo, inclusive para montagem e desmontagem de computadores. Assim, a minha primeira dica tem muito a ver com isso:
Pratique, pratique e pratique.

Se você tem medo de abrir um notebook, a única solução é praticar exaustivamente. Para tanto, use equipamentos velhos, mas que ainda funcionam. Desmonte-os e monte-os. Após, ligue-o e verifique se tudo está funcionando bem. Esse será um ótimo treinamento.
Caso não haja nenhum computador velho por perto, tente arrumar algum aparelho desses mesmo que quebrado. Com efeito, é provável que haja algum na casa de amigos ou familiares. Se possível, pegue notebooks de marcas diferentes. Assim, ficará bom em vários modelos.
Com o tempo, você conhecerá a forma mais rápida de desmontar o computador portátil de cada marca. Fará isso tão facilmente que nem lembrará da época que tinha medo.
Assista vídeos do Youtube.

Precisa desmontar um modelo que nunca viu antes? Sem problemas. Com certeza, existe algum vídeo do YouTube que possa te ajudar com isso. Esse armazenador de vídeos é como uma biblioteca infinita de conhecimento: tudo está lá!
Assista o vídeo de desmontagem do modelo em questão com atenção. Após isso, é só fazer o que acabou de assistir. Se ainda restar dúvidas, faça o procedimento acompanhando o vídeo como um passo a passo. Em pouco tempo, poderá dispensar totalmente esse recurso.
Essa dica serve, inclusive, para aprender novos serviços e aprimorar sua assistência!
Gostou do nosso artigo? Nosso conteúdo agregou valor para o seu trabalho? Então compartilhe esse texto com os seus amigos de profissão!