
A pandemia do novo coronavírus surgiu como uma surpresa para todos, e logo fez parte do cenário mundial. Esse cenário gerou uma crise econômica e alto desemprego para muitos profissionais.
Contudo, esse não foi um problema para todos. Pelo contrário, o “novo normal” também serviu como uma oportunidade para muitos, e inclusive, favoreceu a valorização da mão de obra do técnico em informática.
O fato é que o isolamento social propiciou uma transformação digital e maior uso dos recursos tecnológicos. Isso porque, daí para frente, as pessoas precisaram adotar um novo estilo de vida: o home office, a comunicação virtual, os estudos remotos, a compra e venda e o contato por meio da internet.
O que isso significa? Na prática, o maior uso dos notebooks, tablets, celulares, computadores e outros recursos tecnológicos, tornou-se muito maior. E, por isso, o desgaste gerado por uma maior necessidade, também favoreceu a demanda por assistência técnica.
Sendo assim, as portas se abriram ainda mais para a profissão, assim como para a valorização da mão de obra do técnico em informática. Veja a seguir alguns dos indicadores e vantagens que foram ocasionadas por esse fator:
Maior lucratividade

Um dos aspectos que favoreceram os profissionais técnicos em informática foi a maior lucratividade. Até mesmo porque, quanto maior é a demanda por serviços, maiores são os ganhos.
Apesar dos maiores desafios ocasionados pelo cenário de pandemia, também foi o momento em que os autônomos e equipes da área mais precisaram se unir para se qualificar, gerar novas ideias, e promover bons serviços à população.
Isso porque, o aumento da necessidade das pessoas, efetivou maiores buscas e real entendimento dos benefícios agregados por este setor.
Sendo assim, a tendência para os empreendedores e empresas é um aumento muito maior nos lucros e na real valorização da mão de obra do técnico em informática.
Experiência com serviços

Uma outra conclusão sobre esse momento foi que profissionais que antes não trabalhavam em casa, começaram a ver vantagens no home office.
Sendo assim, empreendedores em geral como advogados, profissionais de marketing, arquitetos, engenheiros, entre outros, passaram a utilizar mais a manutenção técnica de equipamentos para melhorar ainda mais a sua ferramenta de trabalho.
Quanto maior a variação de serviços e problemas pelos técnicos em informática, maior a experiência com serviços. E quanto maior a experiência, mais otimização de tempo, conhecimento e valorização da mão de obra do técnico em informática.
É muito importante levar em consideração que, quanto maior a qualificação do profissional, maiores as chances de sucesso e fidelização por parte do cliente e maior a variação de serviços que podem aparecer. Até mesmo porque, há chances de diferenciação em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.
O Método Mateq, por exemplo, oferece os ensinamentos e mentorias exclusivas para saber entender e aproveitar as oportunidades para os técnicos em informática. Inclusive os profissionais que desejam se tornar empreendedores, fazer um trabalho bem feito e aumentar o valor gerado para o cliente.
Mais experiência exige maior qualificação profissional e a consequência são resultados ainda mais satisfatórios.
Maiores chances de Marketing Pessoal


A valorização da mão de obra do técnico em informática também é cada vez maior devido às maiores chances que muitos profissionais tiveram de realizar seu marketing pessoal.
Até mesmo porque, o avanço desse tipo de serviço, possibilita maiores ganhos, e por consequência, maiores investimentos por parte dos profissionais em si mesmos.
É válido ressaltar isso, tendo em vista que quando o assunto é empreendedorismo, fazer uma maior divulgação do seu trabalho é essencial para melhores resultados e mais clientes.
Sendo assim, cursos totalmente diferenciados como o Método Mateq surgiram para auxiliar na maior qualificação e gerar maior facilidade para enfrentar os desafios, inclusive a gestão de crise.
Independente da profissão, estar atualizado e determinado a aproveitar as oportunidades são dois fatores fundamentais. Para os técnicos em informática, a prova da aptidão também é necessária para o alcance de credibilidade e confiança por parte dos clientes.
Além disso, marketing pessoal não se trata apenas de empreendedorismo, mas também do fortalecimento de nomes e promoção de profissionais que desejam conseguir um emprego e permanecer na função. Levando em conta também, que os mesmos precisam gerar valor para receber um reconhecimento.
Opções de atuação no mercado

A partir de uma maior valorização da mão de obra do técnico em informática, o mercado tem aberto mais espaços para pesquisas, certificações, e cursos na área.
Se somarmos isso à maior tendência de necessidades e serviços, as opções de atuação no mercado são muito maiores. Afinal, o home office também facilitou a proximidade das pessoas com as tecnologias e transformou o cenário mundial.
Alguns exemplos são:
- O suporte para desenvolver soluções nos sistemas;
- Programação e desenvolvimento de aplicativos;
- Manutenção técnica de computadores, notebooks e celulares;
- Análise de sistema;
- Configuração, instalação e operação técnica;
- Administração da conexão e redes de computadores;
- Recuperação de dados;
- E muito mais.

Essas são apenas algumas das diversas utilidades empregadas pelos técnicos em informática no home office e que podem ser ainda mais desenvolvidas com estudos e qualificação necessária.
O mais interessante é que as pessoas descobriram na internet facilidades que já existiam, mas que são muito poderosas. As empresas de internet e conserto, por consequência, passaram a contratar mais funcionários e valorizar esses serviços.
Ademais, é válido salientar que toda essa busca é por especialização e profissionais realmente aptos para o desenvolvimento constante de novos serviços.
Profissionais mais qualificados ganham mais nas finanças e na fidelização

Por fim, podemos destacar que quanto mais o profissional tem a oferecer, maior a sua recompensa. Isso equivale não apenas a retorno financeiro para os autônomos ou maiores salários para os empregados.
Essa teoria independe do cenário em que o país se encontra, porque o desenvolvimento tecnológico é uma área crescente, juntamente ao aumento de demanda.
Isso também significa fidelização do cliente. Ou seja, quando você demonstra sua aptidão, com um serviço bem feito e duradouro, mais confiança você ganha, como enfatizamos anteriormente.
Quando houver um novo problema, quem ele deve chamar? Após uma experiência positiva, você. A consequência é maior recomendação para amigos, vizinhos e participação ativa no seu trabalho.
O que quero dizer com isso, é que o Home Office, portanto, foi uma ferramenta necessária para maior valorização da mão de obra do técnico em informática. Mas os próprios profissionais precisam entender esse valor e procurar aproveitar as oportunidades que estão surgindo.
Afinal, quanto mais você sabe, mais você se diferencia dos demais, mas muitos técnicos iniciantes tem capacidade de faturar alto mas ainda não sabem disso.
O Método Mateq
Ademais, se você ainda não se preparou para a demanda atual e a que está por vir, saiba que o Método Mateq já ajudou muitos profissionais a ampliar a gama de conhecimento teórico e prático e valorizar ainda mais os seus serviços.
Com ele você poderá aprender:
- Atalhos e economizar tempo nos seus serviços;
- As melhores práticas de atendimento;
- Técnicas exclusivas;
- Gerenciamento de desafios;
- Geração de valor e qualidade nos serviços.
Para concluir, deixamos a ideia de que a valorização da mão de obra do técnico em informática também envolve os esforços realizados por você.
Não espere mais para investir em você mesmo e no seu sucesso, acesse o nosso site e saiba mais sobre o método!
